“Fernando Pessoa” por Alexandra Ribeiro

Posted: 26/09/2010 in Sem categoria

 

Fernando António Nogueira Pessoa

13 de Junho de 1888 a 30 de Novembro de 1935

Conhecido como Fernando Pessoa, poeta e escritor português

*****

“Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário e publicista, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos objecto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente.

Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "I know not what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará")”.

(Fonte: Wikipedia)

 

Sem dúvida alguma que esta sua última frase é de todo acertada…por isso digo imensas vezes que temos que Viver intensamente todos os dias…

Deixem-me dizer que adoro este autor, pela sua genialidade da escrita e pela sua imensa capacidade de criar os seus heterónimos com tanta Vida e com “personalidades” todas elas tão distintas… que posso estar enganada…mas acredito que todos eles eram um bocadinho do Real Fernando Pessoa…

Falando de Pessoa não me atrevo sequer a tentar escrever eu própria….ele é grandioso demais…Assim para homenageá-lo e porque este Espaço é também de amizade… resolvi escolher um poema de Fernando Pessoa que adoro

 

Quero ser teu amigo

Nem demais e nem de menos

Nem tão longe e nem tão perto

Na medida mais precisa que eu puder

Mas amar-te como próximo, sem medida,

E ficar em tua vida

Da maneira mais discreta que eu souber

Sem tirar-te a liberdade

Sem jamais te sufocar

Sem forçar a tua vontade

Sem falar quando for a hora de calar

E sem calar quando for a hora de falar

Nem ausente nem presente por demais,

Simplesmente calmamente, ser-te paz!

É bonito ser amigo,

Mas confesso,

É tão difícil aprender,

Por isso, eu te peço paciência

Vou encher este teu rosto

De alegrias, lembranças!

Dê-me tempo

De acertar nossas distâncias!!!

 

 
Fotografia: Alexandra Ribeiro

 

 

 

Algumas, belas frases, de Pessoa que me fazem pensar:

 

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”

“O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente”

 “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

“Eu sou aquilo que perdi”

Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo."

 

 

Alexandra Ribeiro

http://alexandraribeiro.spaces.live.com/

Comentários
  1. Angelina diz:

    Quem bom que é ver este espaço de novo animadoE adoro a escolha da AlexandraMerecida homenagem a PessoaBeijinhos a todos

  2. Anita diz:

    Sem margem de duvida ,grande homenagemTenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.Fernando Pessoa

  3. Alexandra diz:

    É de facto um grande Poeta…e que me dá sempre imenso prazer ler…parece que se lhe encontra sempre algo de novo"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido"Fernando Pessoa

  4. Vitório diz:

    Fernando pessoa, é sem favor um dos maiores escritores e poetas portugueses, senhor de uma vasta obra poética tanto com seu nome próprio como através heterónimos lembro por exemplo Álvaro de Campos: em estou cansado! poesia que adoro, a escolha da poesia foi óptima os meus parabéns, bj vitoriogil

  5. Fernando diz:

    Parabéns pela iniciativa de homenagem a um grande escritor português Fernando Pessoa. Felicitações

  6. ♪♥ Araan diz:

    Bom Dia ! Araan***.

  7. Helena diz:

    Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão… que o AMOR existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim… e que valeu a pena!Luís Fernando Veríssimo Bjs.Com carinho

Deixe uma Resposta

