“José Saramago” por Vitório Gil

Posted: 19/09/2010 in Sem categoria
 
 
 

José Saramago nasceu na Azinhaga da Golegã a  16 de Novembro de 1922, escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista ,romancista e poeta! foi prémio Nobel da literatura em1998, tendo ganho também o prémio Camões o mais importante prémio literário da língua portuguesa, foi José Saramago um homem de grande craveira  intelectual, e sobretudo polémico sendo apelidado de ateu pelos seus detractores que não lhe perdoaram alguns livros polémicos como Abel e Caim! no entanto a faceta que mais me fascinou foi a sua faceta comunista reportado num livro belíssimo Levantado do Chão publicado em 1980 e que muitos consideram um romance fundamental tendo ganho o prémio cidade de Lisboa.

 

 

HOMENAGEM A JOSE SARAMAGO

 

Sabes o que é um comunista de verdade?

 Não sabes, porque o fascismo
 Que lhe tem enorme aversão!

Diz-te que um comunista!

É um monstro e um ladrão!

 Que mata os velhinhos!

Dando-lhe uma injecção

 Que come as criancinhas!

 Á hora da refeição!

E tu acreditaste!

Continuas a acreditar

 Que um comunista!

Não gosta de trabalhar!

Que é um parasita!

 Que só deseja mandar!

 Capaz de queimar Jesus Cristo!

No seu próprio altar!

 E outros mais disparates!

Em que sempre acreditaste,

Pois então fica sabendo!

Que um comunista!

Conheceu o sofrimento!

E já conheceu a morte!

 Dentro e fora das prisões!

 Sem vacilar um momento!

 Nas suas convicções!

Ele faz parte Duma sólida união!

Vendo em cada camarada!

Um amigo e um irmão!

Pronto a dar por ele a vida!

Em qualquer ocasião!

Num comunista há bondade!

 Há amor pelo semelhante!

Por isso vive a lutar!

 Toda a hora e todo o instante!

 Defendendo os que trabalham!

Da vil exploração!

Para que os pobres tenham lar!

E nesse lar haja pão!

O direito ao trabalho!

 Á assistência!

 Educação!

 Por isso, quem é egoísta!

Odeia o comunista!

E aqui está a razão!

Tão simples tão transparente!

Porque um pobre comunista!

Mete medo a certa gente!

 

Vitoriogil

 

http://vitoriogil.spaces.live.com/

 

 

Comentários
  1. MARIA.Mendes diz:

    Aqui está uma linda Homenagem,A poesia esta linda, camarada eu tambem gostei muito do meu amigo Alvaro Cunhal Homem de convicções,na minha casa sempre tivemos partidarios, mesmo sem se poder dizerhavia as lutas silênciosas: adorei este trabalhobj Mª Mendes

  2. Angelina diz:

    Muito bonito este Poema amigoE que pena que os amigos tenham saido em debandada, e não o virem apreciarLinda Homenagem, o um belo poemaBeijinho

  3. Angelina diz:

    Não conheço a sua poesiaMas não entro no seu espaçoDiz sempre indisponivelBeijinho

  4. Angelina diz:

    Como eu lamento ver este espaço, que outrora foi clube de tertulia dos Poetasespaço de alegrias….parilhas e saberes….sentimentos….E agora?Onde estão os poetas?Eu estou aqui….assinando o LIVRO de Honra

  5. Anita diz:

    Eu Anita de Castro por aqui deixo meu olharAssinando tb o livro de honra.prestando tb homenagem a meu caro amigo Victório Gil e ao seu Poéta de eleiçãoOs olhos do saber são olhos da água,vidrados pelo repouso .Há coisa que o tempo não perturba

  6. Alexandra diz:

    Bela Poesia!!Não é dos meus autores preferidos….Mas mérito tem com toda a certeza!Boa semana amigos!Bjs

  7. Alexandra diz:

    Bela Poesia!!Não é dos meus autores preferidos….Mas mérito tem com toda a certeza!Boa semana amigos!Bjs

  8. Fernando diz:

    Liberdade de sentimento e opinião. Do pensamento à realidade !… O caminho da razão.

  9. Anita diz:

    Um amigo verdadeiro é alguém que chega quando todos os demais se vão, e se fica quando todos os demais desapareceram. Graças por ser meu amigo

Deixe uma Resposta

