Poeta da Semana – 13 a 19 de Julho

Posted: 11/07/2009 in Sem categoria
 
 
 
AS NUVENS CHORAM
 
 

Perguntei ao céu
porque choram as nuvens…
Ausências da primavera
no verão que se despediu,
tecem madrigais impossíveis
imagens fáceis e ingénuas
no olhar de uma criança.

Atravessam o céu efémero
em visões da lua
no fulgurar das estrelas.

Visão poética…talvez

Ao ler esses desenhos agora
sentimo-nos adultos sem sonhos
na utopia de ver o branco do céu
sem lágrimas
que teimam escorrer na seiva da terra.

As nuvens choram
derramam emoções em libertação
a ver crescer as estações.

Devagar
vão-se embora encostadas ao vento
…até que de novo o sol resplandeça
na aurora amanhecida.

Ana Coelho

http://anacoelhoantunes.spaces.live.com/

Foto: SaMY – Olhares.com

 

O tema proposto para esta semana é:

PAZ

Comentários
  1. São diz:

    Querida Ana:Sabes a felicidade que sinto ao ver-te aqui e ver mais um vez a tua poesia reconhecida.Vou voltar para comentar o teu poema e a tua sugestão.Um beijoParabens.

  2. Celina diz:

    Ana, as nuvens nos trazem recados, nos desenham rostos, deixam passar as estrelas retardatárias e flutuam na mente encantada dos poetas. Enfim são desenhos sutís que nos propõem alguma coisa nova e a deixam escrita nos céus. Deitada no jardim da minha casa observava, enleada, as suaves transformações e as descrevia nos meus versos de criança dessa criança antiga que não tinha muitos brinquedos mas que os criava. Pois as nuvens também, minha poeta, foram feitas justamente para isso: para formarmos desenhos com os olhos abertos e ostransformarmos numa grande galáxia…de poesias.Beijos, parabéns, lindos teus versos! Celina. Celina.

  3. ♣ Ąηηα diz:

    Boa noite Ana…Lindo…Adorei… Especialmente porque hoje as nuvens não choram…Parabéns…Quanto ao tema… PAZ é precisa. E também paz de espirito!BOm resto de fim de semana a todos e uma boa semana…Beijos

  4. Angelina diz:

    Bom dia Rascunhos & Sentimentos e a todos os amigos do espaço. As minhas desculpas pela ausência. É sempre com muito carinho que entro neste espaço, com o prazer de ler a boa poesia por aqui aprentada e pelo carinho dispensado.Mais uma bela poesia, que enche os corações de quem ama e vive sentimentos tão intensos, só assim pode escrever maravilhas como esta. "As nuvens choram" , maravilhoso amei.Parabéns Ana Coelho, parabéns a "Rascunhos" pelo presente de tão boa qualidade.O meu abraço e boa continuação deste dia maravilhoso de Verão.Uma boa semana par todos.Angelina Alves

  5. Ana diz:

    O tema por mim proposto foi a paz assim deixo aqui o meu contributo a esta reflexãoBreves são os dias Nos trilhos entrelaçadosSubtil teia carregadaDesvairadas formas de destino.Cada sonho uma pétala Largada nas entranhas pisadas, No veloz tempoO mundo clama!Grita em surdos gemidos Na dor que deambula Por vielas…Está em mim…Em tiA nova rota desta viagemUma viragemA mão na mão O sorriso abertoOs pés segurosUma marcha constante (incessante)Espelho de cada despertarLúcido reforço triunfanteUm fino fioUm alicerce novoEm cada alvorada…A esperança semearFlor mais pura e virgemAquela que secará Rios vermelhos…Está em mim…em ti…A paz que o mundo precisa!Ana Coelho

  6. São diz:

    Águas que correm na serenidade de uma planície,depois de uma longa e vertiginosa descidanas montanhas do pensamento.O rio das palavrasonde te banhas e purificas a tua alma escureceu por momentos,cobriu-se de bruma. Na ausência da primavera"As nuvens choram um choro sem lamento,aguardado de novo o solque seque as lágrimas das emoçõesem desalinho.Ana:Escrevi este trecho num outro espaço a proposito deste poema,mas o contexto era outro.Olhando o poema por si só,descreves bem a tristeza das nuvens que lá do alto se dão conta de um mundo tão injusto e desumano .São lagrimas de impotencia,são lagrimas que todos nos individualmente tambem poderiamos chorar.Quanto ao tema proposto,é sempre um tema de grande actualidade.A PAZ,Que fazemos nós,para persevar ao nosso redor a paz?Penso que secada um de nós semear todos os dias um graozinho de paz,este mundo poderia tomar outro rumo.Um beijo Ana.

  7. Marta Judite diz:

    PAZ.EIS UM TEMA EM CONSTANTE DEBATE.TALVEZ AS NUVENS REPRESENTEM A PAZ QUE NÓS, HUMANOS DEVEMOS COLOCAR EM NOSSAS MENTES E CORAÇÕES. QUE POSSAMOS ENTENDER O RECADO QUE ELAS NOS QUEREM TRANSMITIR. BOA SEMANA DE PAZ PARA TODOS NÓS.

  8. Virginia diz:

    “Se não consegues entender que o céudeve estar dentro de ti,é inútil buscá-lo acima das nuvensou ao lado das estrelas.”CHAPLIN (Adorável Vagabundo)http://www.ginaalves.kit.net/Semana/felizsemana2.gifhttp://www.ginaalves.kit.net/Alves/umarosa.gif

  9. Maria Célia diz:

    Boa noite ao Rascunhos e sentimentos,boa noite aos amigos e amigas e uma lindanova semana.Ana, todos nós quando crianças gostamos deapreciar as nuvens para decifrarmos o que elas representam em algun momentos.Ha pessoas ,mais privilegiadas, que veem além das aparências e sentem profundamenteas coisas que veem. Eu tb acredito que" as nuvens choram" e é muito interessante perceber e interpretar seus choros… PAZ… quando ela vira?Parabéns pelo poema, amei

  10. Simplesmente diz:

    Olá Ana!! Parabéns por estar aqui como a "Poeta da Semana". O "Rascunhos & Sentimentos " mais uma vez está de parabéns pela opotunidade que dá aos poetas e poetisas dos spaces , e ainda a alegria de poder conhecer novos amigos! Muito bom!Quando menina, uma das coisas que mais gostava, era deitar-me na relva macia do quintal e ficar horas contemplando o céu bem azul, com aquelas nuvens branquinhas, formando figuras que só meus olhos viam: estrelas, cães, gatos, bonecas, e até monstros !!! rssss…Belos e bons tempos aqueles, quando os olhos infantis estavam voltados para o céu!A Paz, minha querida Ana, não está aqui, nem acolá…ela não se encontra no lado exterior, e sim, no interior de cada um de nós, construída passo a passo, resultante de uma conduta reta e consciência tranqüila! É isso….Inicio de semana maravilhoso para todos nós!!Beijinhossssssss….

  11. Maria diz:

    Bom dia poetasAna, que lindo este poemaamei a associaçao entre as nuvens e as nossas vivênciasParabéns, é muito bonitoQuanto ao tema proposto, meu Deus, nunca mais saia daquiNo entanto, tenho que dizer que a Paz só não é possivel por causa da natureza humanaque se desviou completamente do que deveria seruma boa semana para todosbeijocas doces

  12. Olhar diz:

    Amei o poema! Maravilhoso!Doces beijokinhas no seu coração!(Bipolaridade doces sorrisos) Celeste

  13. Rosangela diz:

    Que poetisa de fino sentir… As nuvens choram… lindo demais. Quanto a paz, esse tema é bem profundo, porém, a paz penso eu, é algo que tem que nascer em cada coração, não existirá paz enquanto no coração humano não houver, compaixão, solidariedade e amor fraterno. Essa paz de acertos, contratos e tratados não é verdadeira, pois quando no coração do homem acende a cobiça, ela vai pro espaço, deixa de existir.

  14. inexistente diz:

    Boa Noite!Gostei muito da poesia.Fez-me lembrar quando era criançaolhava o ceu e via aqueles desenhos,formas etc…achava um piadao.Gostei das palavras em que põesas nuvens a chorar.Relativamente ao tema Paz.Encontro-me em Paz, gostariaque em todo o mundo as pessoas sentissem esta levezana alma.Quanto á outra paz…sabemosque não é possivel, a gananciaentre os homens é muita…Beijinhos e parabens.Madalena

  15. ॐ♥ Liz diz:

    Gostei muito deste poema.Deixa-nos a pairar sobre palavras.Parabéns, Ana Coelho !Paz, paz nas familias, nas comunidades, no mundo, necessita-se urgentemente !Sobretudo, paz dentro de nós Abraços

  16. Maria Antonia diz:

    Falar da poesia da Ana Coelho é deslizar num rio de aguas calmas e cristalinas, como tal este poema não foge à regra, uma merecida homenagem a quem faz da escrita a sua existencia.

  17. Amy diz:

    BOM DIA, BOM SABADO!DESCULPEM A AUSENCIA, MAS AQUI ESTOU EU PARA AGRADECER VOSSA VISITA E DAR OS PARABENS Á POETA DA SEMANA ANA,BEIJOS PARA TODOS E BOM FIM DE SEMANA, FIQUEM TODOS NA PAZ, QUE É O QUE TODOS NÓS PRECISAMOS.ANNA

  18. Ana diz:

    Fico grata a todos os que aqui deixaram mensagem de alento e as vossas opiniões sobre a paz.Está em mim…em ti…A paz que o mundo precisa!Aos Rascunhos o meu muito obrigada pela oportunidade de estar aqui em destaque pois é um veiculo para conhecer pessoas com os mesmos interesses que eu.A Antóniafez de mim uma descrição muito completa, obrigada.8isto porque já conhece aquilo que escrevo)Um bem hajam a todos

  19. Maria Célia diz:

    Meu querido AmigoFiquei muito tempo aqui sentadinha em frente ao micropensando em algo bem lindo pra dizer no Dia do Amigo!Não encontrando palavras, fui procurar na Internet textos que pudessem dizer o que sinto!Encontrei coisas maravilhosas!Ô gente inspirada, cada coisa linda!!!Queria poder colocar numa mensagem só tudo que li.Impossível claro, mas o que dizer?Eu queria tanto que soubessem o quanto são importantes…OS AMIGOS, cada um com sua maneira de ser!Mas não queria só me referir a eles,queria poder descrever esse sentimento…esse sentimento, que sentimento é mesmo esse???Fico aqui pensando…de repente me pego sorrindo relembrando de uma passagem.Meu pensamento continua viajando…meus olhos ficam marejados…outra lembrança, outra emoção!Sorrir ou chorar…não significa que tenha sido engraçado ou triste,você sabe meu AMIGO o que quero dizer!Sabe de uma coisa???Caso você tenha um amigo,não preciso lhe dizer é nada!Bom, só uma coisinha:MUITO OBRIGADA E FELIZ DIA DO AMIGO!!!!!!QUE DEUS O(A) TENHA NA PALMA DE SUAS MÃOS!Uma mensagem aos amigos deste blog, pelo dia do amogo.Carinho, Marcelle

  20. Alexandra diz:

    Lindo poema!!Faz-me lembrar que ainda hoje gosto de ficar a olhar para as nuvens e a imaginar os desenhos que elas formam…as vezes parecem mesmo coisas reais..ehehehh, acho divertido ficar uns minutos a fazer isso,é a minha parte de criança a falar :)Parabéns Ana!

  21. ֱֲֵֶֻ©MØі-МξМξֱֲֵֶֻ ...Raizes diz:

    Lindíssimo…parabéns à Ana Coelho!Paz…para além da paz no mundo, aquela que eu também desejo é a paz interior ou seja, manter a minha consciência tranquila…Abraço

  22. Ana mo diz:

    Cada amigo que colhemos no jardim da vida, tem sua essência … Alguns têm ela mais concentrada… outros mais equilibrada e outros ainda tão suave que somente com a alma podemos senti-la!”Amiga vim te desejar um feliz começo de semana para vc. Um beijinho na tua alma. Ana Mo *

Deixe uma Resposta

