Poeta da Semana – de 18 a 24 de Maio

Posted: 17/05/2009 in Sem categoria
 
 

 

QUERO SER EU

Quero ser eu
árvore que ainda não cresceu
Fruto que ninguém comeu
Tristeza que a ninguém desceu

 

Sou sopro do vento
Sou espuma na onda a desenhar carícias
Onda a embalar desejos
delírios e sonhos

Sou lágrima a fazer-se gota
Gota a fazer-se mar
a navegar
a desembocar
no areal ardente

 

Sou vida
em compasso certo
lesto
para ser vivida

Busco amores sem tempos
e nem contratempos

 

Sou amor
Sou poesia
Sou tudo
e sou nada

Quero ser eu
árvore que ainda não cresceu

Maria Ramos

http://mariarso10.spaces.live.com/

Fotografia: Graça Loureiro – Olhares.com

Tema proposto para reflexão durante esta semana:

 O impacto da poesia na juventude actual.

Comentários
  1. Marta Judite diz:

    ACHO QUE AMORES SEM CONTRATEMPOS SÃO DIFÍCEIS DE SEREM ENCONTRADOS, MAS ACREDITO NO AMOR E EM SUA GRANDEZA E BELEZA E NA NECESSIDADE QUE O SER HUMANO TEM DE DAR E RECEBER AMOR. A JUVENTUDE ATUAL A ME VER GOSTA E FAZ POESIA. POESIA DE QUALIDADE MUITAS VEZES. ASSIM, SEMPRE ESTAMOS RENOVANDO A SAFRA DE POETAS E OS ESTILOS POÉTICOS. GRANDE ABRAÇO Á TODOS. BOA SEMANA.

  2. Amy diz:

    OLÁ BOA TARDE E MUITOS BEIJINHOS PARA RASCUNHOS E SENTIMENTOS, O MEU AGRADECIMENTO PELA VISITA E CONVITE!UMA LINDA TARDE DE DOMINGO!BEIJINHO MUITO ESPECIAL PARA MARIA RAMOS, UMA AMIGA QUE ADORO MUITO, PARABENS AMIGA!ANNA

  3. ॐ♥ Liz diz:

    Boa tarde a todos os amigos de Rascunhos & Sentimentos A vida é feita de encontros e desencontros, mas será que nos reside aí a arte de saber viver? Na intensidade com que se vive cada um dos encontros e desencontros …?Eu penso que a juventude de hoje está a começar a despertar para a poesia …Parabéns Maria Ramos, pelo bellissimo poema.Uma boa semana Beijos

  4. Angelina diz:

    Parabéns à poetisa escolhida, muito bonito este poema.Quanto ao tema, parece-me que a poesia é como o fado, a maioria dos jovens diz que não gosta , mas cada vez se vê mais jovens a cantar o fado.Com a poesia é a mesma coisa, no fundo são românticos e gostam de poesia mas nunca assumemBeijinhos para todos

  5. Bezungão diz:

    Parabéns à minha "sucessora"!Sendo tão jovem assim, como dizem aí os de baixo, tem um futuro enorme pela frente.Acho que a Angelina tem razão: os jovens não assumem que são românticos! Principalmente os rapazes. Quanto às raparigas…bem, o sexo feminino é sempre, por princípio, romântico. Felizmente!!! Ao sexo dito "forte", já custa mais admitir e demonstrar que também tem o seu lado romântico. muito escondido, mas tem.Uma boa semana e bezungãozices.

  6. ֱֲֵֶֻ©MØі-МξМξֱֲֵֶֻ ...Raizes diz:

    Olá e muitos parabéns, poema lindíssimo!!!quanto ao tema, que para mim é difícil sou só uma curiosa neste domínio,a meu ver a poesia é sobretudo um estado de espírito, não sei qual o impacto na juventude actual, deveria ser positivo, em todo caso espero!abraçoboa semana a todos

  7. Maria diz:

    bom dia amigospois eu adoro ler a Maria há muito tempolindos os poemas que nos deixa no seu espaçoe o cuidado com que os reveste de arte em forma de fotos, quadros e musicae adorei este …poia quanto ao temaa poesia e a juventudea juventude e o que quer que sejaa\’já nem sei o que dizer com o que vejo quando deixo o meu filhote na escolamas a esperançaé a última a morrer …boa semana a todosum beijo enorme na minha querida Mariabeijocas doces

  8. Rosangela diz:

    Parabéns a poetiza, muito lindo sua poesia.Quanto ao tema, dificil generalizar, pois hj os jovens tem uma diversidade de opções muito grande e infelizmente, talvez, pela facilidade que a net oferece, uma grande maioria não está desenvolvendo o gosto pela leitura, o que dificulta o ato de escrever. Mas sei que tem muitos adolescentes e jovens que gostam ainda de ler e de escrever, são sonhadores e românticos, o que nos dá a esperança que a poesia sempre existirá.

  9. Alexandra diz:

    Acho que desta me faltam as palavras…..adorei o poema…"Quero ser eu árvore que ainda não cresceu"…..demais. Quanto ao tema…..eu que ainda me considero uma jovem (por pouco lool), infelizmente sou obrigada a reconhecer que a maioria da juventude le muito pouco, o que é uma pena, mas também acho que já foi pior…a juventude aos poucos vai despertando para o imenso prazer que pode ser ler um bom livro.Para mim ler é sem sobra de dúvida um dos maiores vicios dos poucos que tenho :)Beijocas para todos!!

  10. Impossibilidades diz:

    bom dia meus amigosmaravilhoso este poema da Marialindo e profundoo tema não é facilquando toca a juventude nesta altura até já tenho medo de falarmas de uma coisa tenho a certeza fazia-lhes bem interessarem-se por poesiaou outro qualquer tipo de culturaboa semana a todose parabéns Mariabeijos e mais beijos

  11. inexistente diz:

    Gostei muito desta poesia, "sou sopro do vento", é bom ser, é bom sonhar, é muito bom fazerpoesia.A poesia é uma distracção saudavel por isso devia falar-se mais nela, levar os jovens a interessarem-semais.Beijinhos para todos e um abraço para a Maria.Madalena

  12. inexistente diz:

    Gostaria de comunicar ao Rascunhos, espaço do meu coraçao que tenho o meu blog fechado,não vou desistir dele, apenas quero fazer por lá umas obras, renovar o blog, como tenho pouco tempopara as mudanças, prefiro faze-lo aos poucos, quando estiver pronto, abro novamente.Beijinhos…já agora Maria Joao espero mensagem…amanha vou visitar-te e a alguns amigos.AbraçosMadalena

  13. Dina diz:

    Parabéns à Maria Ramos. Gostei muito do poema!Boa semana para todosDina

  14. Simplesmente diz:

    Parabéns Maria por brilhar também aqui nesse espaço maravilhoso do "Rascunhos…" …Felicidades pra ti, amiga!O poema, me atrai sensivelmente….Tu falas de árvore e de mar, minhas duas paixões na Natureza. Eu também quero ser árvore, querida Maria, apesar da minha madureza….Já ouve tempo no Brasil, em que a juventude era toda atraída para as letras…O romantismo, o lirismo, fazia parte de suas vidas, o que nos rendeu aos brasileiros, um punhado de grandes poetas. Hoje em dia, percebo uma boa parte da juventude voltada mais pro mundo da internet… Não temos, no momento, nomes de jovens em destaque nesse campo aqui no Brasil. Que pena!!! Talvez seja apenas uma fase…Quem sabe, a próxima geração? Beijinhos pra ti Maria….

  15. Erg Chebbi diz:

    Belo texto, Maria, em que ressalta a prontidão do ser… mais em ser do que o que se foi. É nesse devir que se vai construindo a nossa existência. Através do nosso olhar, do nosso sentir… da nossa alma. "Quero ser a árvore que ainda não cresceu" mas que está de pé, pronta, amadurecendo com desejos de Vida…Algum esforço estará a ser feito, a nível curricular, mas muito pouco. Lembro os autores que estudei sendo que hoje o panorama do ensino pouco evoluiu neste âmbito: uma eterna galeria de poetas mortos (com todo o respeito). Também lembro que despertei para a poesia pelo meu autodidactismo, porque, porventura, me fora colocada alguma semente que germinara. Lembro de sempre ter lido histórias às minhas filhas, antes de adormecerem.Tenho dúvidas que as crianças e os jovens, hoje, sejam invólucros daquela semente…Pelo que fica dito, infelizmente, a poesia não tem grande impacto na juventude, talvez mais tarde…Parabéns Maria!Um abraço!

  16. ♣ Ąηηα diz:

    Parabéns á Maria!Digamos que este poema é a minha cara… que é o mesque que dizero meu estilo, aquilo que me da gosto ler!Lindo, lindo!Quanto ao tema….É dificil…. reporto-me á minha juvento e ja ai a poesia não tinha grande impacto…Práticamente eramos obrigados aler certas obras…Mas acredito que haja jovens que ja tragam o gosto com eles…Os que não trazem e forem portadores de alguma sensibilidade, acabarao por gosta.Acho que foi isso que aconteceu comigo!Uma optima semana a todos,.Um beijinho especial á Maria!**Anna**

  17. Nantília diz:

    Parabéns Maria! Gostei, sinceramente! Muita sensibilidade! Não sei se criaste a poesia tendo-te a ti como objecto de inspiração, mas se o fizeste, dá a sensação que te descreves como uma árvore jovem, virgem, que ainda não experienciou o amor que tu buscas. Gostei principalmente por quereres acima de tudo ser "eu" tu. Nunca te esqueças disso! Não nos esqueçamos nunca disso, de sermos "nós próprios" e não umas pessoas com máscara.Um fraterno abraço de parabéns daNau

  18. ♫ Дlмα diz:

    Muito bonito!Parabéns á autora!Parabéns pela escolha!Bom fim de semana a todos!Beijo imensoAlma

  19. diz:

    Boa tarde em primeiro lugar quero agrceder os convites que a mim foi enviado fica para uma próxima oportunidade, grata por tudo. Todos os poemas que li são lindos parabéns aos poetas e poetisas amo poesia e esse seu spaces é de muito bom gosto. Fiquem na paz de deus um beijo para todos.

  20. . diz:

    Treme em luz a água.Mal vejo. PareceQue uma alheia mágoaNa minha alma desce Mágoa erma de alguémDe algum outro mundoOnde a dor é um bemE o amor é profundo,E só punge ver,Ao longe, iludida,A vida a morrerO sonho da vida.“Fernando Pessoa”http://www.youtube.com/watch?v=vnRqYMTpXHc

Deixe uma Resposta

