Dia Internacional do Livro e dos Direitos dos Autores

Posted: 22/04/2009 in Sem categoria
 
 
 
 

 

Começou por ser celebrado em 7 de Outubro de 1926 na Catalunha, região semi-autónoma de Espanha,

tendo no ano de 1930, a data, sido trasladada para 23 de Abril. Foi instituída pela Conferência Geral

da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia.

É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov.

 

O dia mundial do livro e do direito de autor é, actualmente celebrado por cerca 100 países.

 

A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens,

“a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o

progresso social e cultural da Humanidade”

 

Todos os anos, a UNESCO nomeia uma cidade que, a nível mundial, serve de palco às celebrações.

A capital mundial do livro 2009 é Beirute.

 

Na Catalunha oferece-se uma rosa a quem compra um livro neste dia.

Nós não temos rosas para lhe oferecer mas,

em jeito de celebração, pedimos-lhe que nos fale do livro da sua vida.

 

 

 

"Rascunhos & Sentimentos"

 

 
 

 

E não deixe de conhecer o Poeta da Semana:

Jojo

"Impossibilidades Possíveis"

 


Comentários
  1. ♣ Ąηηα diz:

    Bom dia meus amigos!Vou confessar o meu vicio! LIVROS!!!!Perco-me….Adoro!Por isso seria dificil escolher o livro da minha vida!Mas não!…. As Palavras que nunca te direi….Li depois de ver o Filme e mesmo assim chorei no fim…. do livro…Além de ter sido escrito por um dos meus escritores favoritos – Nikolas Sparks.Aconselho a que ainda não leu.Bom fim de semana a todos!Beijos sem fim…**Anna**

  2. Manuel diz:

    Olá a todas e a todos aqui vos deixo o meu aviso sobre este evento;Pois para mim o livro da minha vida foram vários mas especialmenteEsses os das minhas heranças e da minha origem Celta aqui um vídeoque diz já do que se trata: http://www.youtube.com/watch?v=MIdPW9XDi88Excepcional e característico dessa minha cultura raiz do meu berço.Depois o livro Les CELTES de Sabatini Moscati, Otto Herman Frey,Venceslas Kruta,Barry Raftery,Miklós Szabó. Elaborado conjuntamenteestes cientistas todos, livro que me marcou, pois foi um livro documentáriocujo qual me serviu muito tempo de suporte a todas as minhas investigaçõesassim sobre a cultura dos meu antepassados que as buscas da minha árvoregenealógica a qual actualmente cheguei aos antepassados do meu nome defamília nos anos 1434 na região da Galiza.Também o Atlas linguístico-etnográficode Portugal e da Galiza por João Saramago.A lista seria muito longa para falar de todos os outros entre eles os livros de poesias.Saudação Amiga A todas e a todosManuel Poète

  3. Elsinha diz:

    O livro da minha vida… é sem duvida o que mais gosto de completar e ler.É aquele livro feito de ilusão onde as palavras se transformam em puras frases de magia.Sou eu… e mais ninguém onde confesso meus amores, desamores, e ilusões.É um livro fantastico onde se recolhe pedaços de folhas cinzentas, salientadas com alguma cor.O meu livro da vida é o meu diario de confissões.Onde desfolho cada página num sonho de ilusões.Vivo no mundo da fantasia, escrevendo o livro da minha vida onde eu escrevo toda a imaginação.O livro da minha vida é o meu diario de confissões.Que se encontra algures no meu coração. Elsa.M

  4. ॐ♥ Liz diz:

    São vários, os livros que ao longo da vida me marcaram.Seria complicado estar aqui a falar de todos, por isso resolvi falar de um que li há pouco tempo. Foi-me oferecidopor alguém que eu tive o previlégio de encontrar neste momento da minha vida e fala precisamente dos encontros e desencontros da vida e do tempo. – Esquinas do tempo Rosa Lobato de Faria Para terminar um repto – Ensinemos as nossas crianças a ter hábitos de leitura Beijos a todos por aqui

  5. Rosangela diz:

    Adoro ler e leio de tudo, pois isso me abre a mente a novas perspectivas, novos horizontes. O livro da minha vida, sem dúvida, foi o Evangelho Segundo o Espiritismode Alan Kardec, este livro veio descerrar a cortina da vida e da morte, indagações como: – De onde vim, quem sou e para onde vou? A partir deste livro, começaram a ser desvendadas sem dogmatismos e de forma racional, não posso de forma alguma eleger outro livro, como sendo o Livro da minha vida, pois este foi o meu divisor de águas. Bjsss

  6. Simplesmente diz:

    Olá amigos….sou amante dos livros, a leitura pra mim, é como o ar que respiro, a água, e o pão…O livro da minha vida, sem dúvida alguma, foi e continua sendo, o "O Livro dos Espíritos", que faz parte do Pentateuco espírita, tendo o grande Prof. Allan Kardec como codificador da Doutrina Espírita. É isso aí…Abraços cordiais!!

  7. ֱֲֵֶֻ©MØі-МξМξֱֲֵֶֻ ...Raizes diz:

    Os sonhos são a literatura do sono (Jean Cocteau)http://nsm01.casimages.com/img/2008/03/25//080325111825200861872168.gifBons sonhosBeijo de amizade….

  8. Virginia diz:

    Obrigado por você estar comigo,ser minha(o) amiga(o)e aquecer o meu coração!Sua amizade é muito importante pra mim!Você é preciosa(o) como o mais raro e mais lindo… diamante! http://www.ginaalves.kit.net/Alves/carinhopvc.gif

  9. Angelina diz:

    Muitos livros me marcaram ao longo da vida, mas vou destacar:Filha da Fortuna de Isabel AllendePassaros Feridos de Colleen McCulloughEstes livros referem-se a mulheres que se destacaram, pela sua força e determinação, para emfrentar os desafios da vida.Mulheres coragem, que não se vergam a nada, que lutam com determinação para conquistar os seus objectivos.Beijos para todos

  10. ♫ Дlмα diz:

    Boa tarde a todos!Adoro ler…Talvez o livro que me tenha dado mais entusiasmo ler tenha sidoo Codigo Davinci…Aproveito para desejar uma boa semana a todos!E um beijinho especial á JojoAlma

  11. Lua diz:

    Olá!O livro qu marcou a minha vida é o livro " Vai onde te leva o coração " de Susana Tamaro.Este livro é a história de vida de uma senhora que teve uma vida um pouco fútil e egocentrica e que quando sabe que vai morrer estando afastada da sua neta… único ser próximo que tem e com a qual não contactava há muito tempo, resolve pegar num caderno e fazer uma introspeção sobre a sua vida para que a sua neta um dia encontre respostas para as muitas perguntas que ficaram sem resposta…Porque para a minha vida profissional necessito de ler constantemente para a minha formação profissional e pessoal, nos tempos lives adoro ler as obras de Paulo Coelho, Nicollas Spark, Daniel Stell…BeijinhosLua

  12. Alexandra diz:

    Bom fim de semana a todos o poetas e a todos que por aqui passam!Prometo voltar para contar qual o livro que marcou a minha vida!beijos

  13. Alexandra diz:

    O prometido é devido e cá estou.O livro da minha vida não é fácil escolher…pois tenho dois ou três que me marcaram muito e muitos mais que adorei…sou leitora compulsiva…adoro ler.O meu autor preferido, porque sou uma romântica incorregivel, é sem sombras de dúvidas o Nicholas Sparks, li todos os seus livros e estou sempre à espera do próximo.Posso dizer que o que mais me marcou foi Um Momento Inesquescivel de Nicholas Sparks, "Landon Carter é um finalista do liceu em Beaufort, uma pequena cidade da Carolina do Norte. Landon é conhecido por ser irrequieto, impulsivo, rebelde e temerário, grangeando a fama entre os seus colegas. Mas a sua vida não faz qualquer sentido. No entanto, conhece uma jovem, Jamie, cuja paixão pela vida vai transformá-lo num outro homem…", tb adorei o filme ainda choro sempre que o vejo ou leio e já perdi a conta das vezes que o fiz.Também adorei o Promessa Para Toda a Vida., "A vida de Miles Ryan poderia ter acabado no dia em que mataram a sua mulher, dois anos antes, num acidente de viação. Missy, o seu primeiro e último amor, namorada de liceu, esposa e mãe de Jonah, seu único filho, tinha sido morta e o seu assassino fugido do local do crime. Como marido saudoso e homem apaixonado chora a morte da mulher amada, mas como Xerife de New Bern, na Carolina do Norte, vive obcecado pela injustiça do condutor assassino não ter sido capturado e punido. Sarah Andrews é professora primária, em fuga de Baltimore, de um casamento desastroso e de um divórcio problemático. Pensou encontrar na pacífica cidade de New Bern uma oportunidade para o início de uma nova vida. Foram as suas próprias feridas, ainda a sarar, que a tornaram sensível à mágoa e dor que logo notou nos tristes olhos de Jonah, seu aluno, e depois nos de Miles. Sentindo que esta poderia ser a última chance de viverem e de serem felizes, Sarah e Miles procuram começar de novo. E pela primeira vez em anos irão novamente rir e amar. Uma vez apanhados numa relação amorosa serão forçados a reavaliar o significado das suas vidas: Miles terá que superar o drama de ter perdido a mulher que amava e Sarah terá que revelar um segredo que os une, mas que poderá separá-los para sempre." , ainda para mais por quem me foi oferecido…..há coisas na vida que parecem que não são por acaso…mal ele sabia que um dia também eu iria ter que aprender a recomeçar tal como o Ryan deste livro…..Últimamente ando a ler José Rodrigues dos Santos que estou a adorar e já so me falta um para completar a colecção…Bem eu bem disse que era dificil falar só de um…como disse adoro ler…Beijos

  14. OdíLiA SpAcE diz:

    Leio, leio, e leio….adoro ler. O livro que marcou a minha vida li-o quando tinha 13 anos, a pedido do professor de Historia: "Os Últimos dias de Pompéia”, escrito por Sir Edward Bulwer-Lytton em 1834. Mais tarde, conheci Pompeia, curiosamente num dia 24 de Agosto, no preciso dia que aniversariava a erupção de 74 d.c….Deixo-vos este link para darem uma " vista de olhos" ao conteudo, descobri-o quando procurava saber a época em que fora escrito o livro. Pareceu-me muito interessante.http://grandarcanum.blogspot.com/2008/05/pompia-eterna-cidade-do-vesvio.htmlEste foi dos que primeiro me marcou, mas depois deste vieram dezenas de outros. Sou uma leitora compulsiva, chego a ter 3 livros na mesa de cabeceira…e acreditem que os leio ao mesmo tempo. Ultimamente ando muito nos nossos contemporâneos. Presenteiam-nos com muito boas obras, como sabem.Boa semana e beijos.

  15. Quatro Estações diz:

    Nasce um espaço que vos dedica a nossa gráfica para ser utilizada por Vós no vosso espaçoCriamos imagens que podem utilizar nas vossas entradasA única condição é que seja inserido no vosso espaço o nosso banner ou link Podem usufruir a partir daí das imagens publicadas Todas as semanas publicaremos 3 imagens de cada uma de nós e uma elaborada por um(a) convidado(a) nossoEsta semana: Carmen B.Vem visitar-nos!!!!!!QUATRO ESTAÇÕES GRÁFICA

Deixe uma Resposta

