Poeta da Semana – 30 de Março a 5 de Abril

Posted: 29/03/2009 in Sem categoria
 
 

 

 

 

Esse tempo…

.

 

 

Sou daquele tempo

Em que as esperas

Se faziam longas

E tranquilas

E o verão era eterno

(Ou achava que sim…)

 

 

Com os dedos entrelaçados

Passeávamos pelas tardes infinitas

Envoltos numa cúmplice mudez

Sorvíamos o entardecer…

(E já era hora de voltar!)

 

 

Revolvia-te os cabelos

E num beijo demorado

Nos despedíamos

Num lânguido adeus…

(Até ao dia seguinte)

 

 

E os dias somavam-se

Incólumes…

 

 

O nosso sonho desfazia-se em carícias

 

 

Pelo teu corpo naveguei

Ávido de te querer

Consumido em mil desejos

No olhar do teu rosto.

 

 

Dentro desse beijo

De olhos abertos

Teu corpo extinguia-se no meu

Ardente

Num abraço perpétuo…

 

 

(Sabes…

Sou agora e ainda desse tempo…!)

 

 

 

JoséManuelBarbosa©2008

 

http://erg-chebbi.spaces.live.com/

 

 

Fotografia: José Manuel Barbosa –  www.olhares.com/OlharesComPaixao

 

 

 

Tema proposto para debate durante esta semana:

 

"Internet / redes sociais: aproximação entre pessoas ou palco de mentiras?"

 

Comentários
  1. Angelina diz:

    Parabens a Rascunhos e Sentimentos pela escolha.Parabens a Erg pelo seu espaço, do qual gosto porque gosto.Quanto ao tema, de tudo um pouco , palco de mentiras, e aproximação entre pessoas, compete a cada um saber separar as águas.Abraço

  2. São diz:

    Parabéns ao feliz contemplado desta semana.Há sobretudo nas redes sociais partilha de ideias e conhecimentos,se é palco de mentiras cabe as pessoas serem honestas com elas mesmas e com os outros.Se não formos honestos cononsco tambem não seremos com os outros.Se inventar-mos máscaras para escondermos a nossa verdadeira identidade jamais obteremos confiança.Para mim é sobretudo partilha.Quanto ao poema é lindissimo,retrata bem um tempo em o namoro se fazia nas tardes de domingo,envolto em muita ternura complicidade.Tambem vivi esse tempo,ainda não muito longiquo na minha memóriaBeijo

  3. Lua diz:

    Também eu fui e sou desse tempo… Adoro a mão na mão…a mão que desliza…. os abraços ardentes easpirando a eternos…enfim, escusado será dizer que adorei o poema, já o reli umas quantas vezes. Parabéns!Em relação á internet/redes sociais….acho que é algo em que não me encaixo…. já ando pelo mundo dos spaces há alguns anos…vivi coisas maravilhosas, outras muito más… Acredito plenamente no ser humano, mas sei pela experiencia da vida que quanto maior é a multidão, mais sozinhos nos sentimos… Bjs e muitos parabéns

  4. Céu diz:

    Boa tardeParabéns Erg pelo teu poema…já li…reli…adoro simplesmente!!!Também eu fui desse tempo e ainda SOU!Quanto ao tema proposto desta semana:Aproxima. Tudo na vida tem seus pontos negativos e tudo também vicia. Não há nada que seja sempre positivo para todos. Mas no saldo geral a internet é um dos meios de comunicação mais democráticos que existe. É, sem dúvida alguma, a maior invenção desde a criação da penicilina.A Internet, aproxima o mundo de você, te permite fazer novas amizades, namoros , casamentos e negocios…Contudo ela é parte da nossa vida, e não a nossa vida, por isso nunca devemos esquecer que tem um mundo real e maravilhoso lá fora.Aproveitando a opurtunidade para agradecer as vizitas que você fez ao meu blog, um grande abraço !!!BOA SEMANACARINHO DA CÉU

  5. Marta Judite diz:

    GOSTEI DE TUDO, DO POEMA E DO TEMA PROPOSTO! O POEMA É SENSÍVEL, NOTA-SE TRAÇOS DE REALIDADE NELE ESCRITOS, TRAÇOS DA REALIDADE QUE MUITOS DE NÓS VIVEMOS OU AINDA VIVEMOS NOS DIAS ATUAIS. QUANTO AO TEMA, TAMBÉM POR VEZES ME FAÇO ESTA PERGUNTA. SERÁ UMA GRANDE FONTE DE MENTIRAS OU UMA OPÇÃO PARA NOSSAS VIDAS PREENCHER ESTES PALCOS DA NET!!!!!!!!!!!! ISTO TENHO ME PERGUNTADO POR VÁRIAS VEZES. CREIO QUE SABENDO TER CAUTELA, A NET PODE SER PALCO DE BOAS PEÇAS A SEREM VIVIDAS! BOA SEMANA A TODOS.

  6. Dina diz:

    Parabéns ao poeta da semana pelo lindo poema!Quanto ao tema:A Internet tem coisas boas e más, é como um sonho que muitos gostaríamos que fizesse parte da nossa realidade. Tanto aproxima pessoas, cria novas amizades, trás novos conhecimentos, como também dá oportunidades a que se representem mentiras como se de verdades se tratasse. Mas cabe a nós dar-lhe o valor que ela tem, o ser apenas virtual e não esquecer da realidade que existe na nossa vida e que é bem diferente!…Boa semana para todosDina

  7. Amy diz:

    Olá boa tarde!Quero agradecer ao espaço Rascunhos e Sentimentos pela simpatica visita ao meu cantinho.Parabens ao JoséManuelBarbosa, do espaço Erg, que não conhecia e fiquei encantada.Vou responder á resposta ao vosso debate, penso que é as duas coisas, aproximação de pessoas porque tenho amizades lindas que eu amo e que já fazem parte do meu dia a dia, muitas delas já tive o prazer de estar pessoalmente e hoje somos uma familia,tenho Pai tenho Mãe tenho irmãos ganhei tudo isso e muito mais neste mundo da internet…meus Amigos verdadeiros de virtual não têem nada, são reais para mim, vivem no meu coração.Palco das mentiras, porque há quem serve-se para se exibir, muito jogo de mentiras, um mundo relativo, na qual somos vitimas e prejudicadas acreditando e confiando, Uma feliz semana, beijos doces de Ilhas Açores,AnnA

  8. ॐ♥ Liz diz:

    Boa tarde a todos visitantes deste espaço Quanto ao poema, é mais um a juntar a todos os outros que tenho o prazer de conhecer do Erg Chebbi.Realista, bem construido e revelador de grande sensibilidade. Características bem visiveis em todos os trabalhos do José Manuel, tanto na escrita como na fotografia.Quanto ao tema, penso que a internet/redes sociais podem ser palco de bons e de maus momentos cabe a cada um definir a sua postura perante tais momentos. Não acreditar nunca ou ser demasiado crédulo pode trazer desilusões, mas não é assim tudo na vida? São as contradições das relações humanas e a internet é apenas mais um meio de promover essas relações nos dias que correm.Uma boa semana a todos os visitantes e organizadores de Rascunhos & Sentimentos Um beijo especial ao Erg Chebbi que é esta semana o visado

  9. OdíLiA SpAcE diz:

    Parabéns, meu amigo.Este é mais um dos poemas lindos que tenho lido desde que sou visitante do teu espaço.Tambem fui e continuo a valorizar muito as coisas desse tempo…A Internet aproxima as pessoas, sim. Mas tal como na vida real acontece criar-se uma empatia ou não.Digamos que as amizades acontecem, mas umas são mesmo virtuais e daí não passam, outras transformam-se em reais dependendo muito do empenho que uma parte coloca nessa amizade. Há sempre alguém que avança…depende tambem muito do tempo que temos para dedicar aos blogs e aos amigos que aqui fazemos. Eu não tenho tempo livre, muito pouco mesmo. Assim é mais dificil fazer amizades. Tenho amigos que aqui encontrei, muitos e que estimo bastante. Mas,daí a dizer que são como os amigos REAIS, não posso dizer isso. Tenho daqui 4 amizades que se tornaram reais! São amigos que hoje considero bons amigos, com quem me preocupo e que se preocupam comigo.Espero conseguir mais uns quantos, mas de facto o grande contratempo para mim, é o tempo disponivel.Tu és um bom amigo cujo espaço gosto bastante de visitar, adoro ler os teus poemas, mas não temos tido muito tempo para regar essa amizade. O que sei é que gostei de saber que és o Poeta da Semana e vim a 1000 à hora parabenizar-te.Boa semana, meu amigo. jinhos // Mári

  10. PHER diz:

    Lastima que no entienda el portugues, pero, mi enhorabuena y felicitaciones a Barbosa. Saludos, P&P

  11. Maria Célia diz:

    Parabéns a vc João Manuel pela linda poesia que nos faz retornar a momentos vivido intensamente…Esse teu tempo também foi o meu tempo e que belos tempos!!!O carinho, a ternura, e emoção viviam e habitavam o interior das pessoas… eram muito bons os momentos a dois, os passeios aopor do sol… os beijos roubados… e outras sensações mais,eram simplemente maravilhsas.Quanto ao tema prposto, acho uma faca de dois gumes e porisso mesmo devemos usá-la com cautela e sabedoria. Gostomuito da net e a uso nas minhas pesquisas de educadora e gostotambém de fazer amizades. Pena que há muita mentira por trásd telinha e por isto mesmo devemos nos precaver peneirandoas "verdades"…Beijs para todos os amigos dese space maravilhoso.Carinho, marcelle

  12. Maria Célia diz:

    Desculpas pelo lapso: José Manuel

  13. Maria diz:

    Não conhecia o José Manuelmas devo dizer que adorei o seu poematambém eu sou desse tempoe nunca deixarei de sermuito muito bonitoquanto ao tema para reflexãoás as duastal como a vida também énada aqui é diferentebasta sermos nós próprios e não esperarmos demasiado das pessoasparabéns José Manuelbelissimas palavrasbeijocas doces a todos

  14. Impossibilidades diz:

    ~bom dia poetasbelissimo poema que belos temposuma semana maravilhosa a todosbeijos e mais beijos

  15. ♣ Ąηηα diz:

    Bom dia…Muito gosto em conhece-lo Jose Manuel.Queria felictá-lo por duas coisas:Como amante de poesia, por este texto lindissimo com que nos presenteou…Como amante de Fotografia pelos belissimos trabalhos que tive o prazer de ver.Perfeito!No que diz respeito ao tema…È como na vida… Também encontramos mascarados que nos magoam…e que parece que fazem disso um passatempo…No mundo virtual, é mais fácil porque mais escondidos estão…No entanto…eu que ja ganhei tanto neste mundo virtual, e talvez porser sempre uma pessoa cuidadosa… acho que ganhei mais que perdi.Uma boa semana para todosBjss**Anna**

  16. Dia diz:

    Queria agradecer a Rascunhos & Sentimentos a visita ao meu espaço e felicitar o Poeta da Semana, Erg-Chebbi, um deserto com um solo muito produtivo de lindos poemas e deslumbrantes fotografias. Parabens! Foi bem merecido!Quanto ao tema proposto:Entendo que aproxima as pessoas é certo, mas de uma forma muito limitada, obviamente.E, na minha opinião, só tem interesse quando tornamos real um amigo virtual mas ao fazê-lo, estamos a arriscar sempre, porque todos sabemos por experiência própria, que as redes sociais também são um palco de mentiras.A relacão virtual é, no fundo, uma relação de “faz-de-conta”Faz de conta que somos amigos… mas a verdadeira amizade é bem diferente!Faz-de-conta que te adoro… mas não te conheço!Faz de conta que és especial… mas se formos ver bem… são todos…!e vamos fazendo de conta… que não nos sentimos sosinhos, que não estamos viciados nas lindas palavras e poemas que nos deixam, etc Vamos fazendo de conta que não temos mais nada de especial ou melhor para fazer… e assim… vivemos no virtual, na fantasia… Cabe a cada um gerir bem estes dois mundos ou escolher aquele que lhe dá mais prazer ou com que se identifica mais.Felizmente a minha realidade é bem melhor e mais bonita…!Mais uma vez, Parabens Erg-chebbi!Beijo.

  17. Nefertiti diz:

    Esse tempo … onde as relações humanas pareciam ligadas por laços mais fortes … eu também sou desse tempo Internet/redes sociais Características de um tempo em que as relações parecem ter laços de afectividade menos intensos. Um dia, talvez, serão recordadas por alguém como sendo deste tempo. Melhor? Pior? Não sei … diferente seguramenteParabéns Erg Chebbi, gosto de te ler Votos de boa semana

  18. ֱֲֵֶֻ©MØі-МξМξֱֲֵֶֻ ...Raizes diz:

    Por muito que queira acreditar que a internet fortalece os laços humanos, penso que esses mesmos ficam no mesmo ponto, ou seja, não existe nenhuma diferença, talvez mais próximos, mas continuamos a ser quem somos neste mundo, virtual ou real…( eu e o meu pessimismo lol ), tudo è uma questão de tempo, de nada serve fugir ao seu natural humano, ele apreça-se de se revelar…Magnifico poéma…Parabénsabraço

  19. ♫ Дlмα diz:

    Boa tarde!Mais um texto delicioso de ser… como é hábito…Felicito o autor!Quanto ao tema…é um palco de mentiras sim senhor…Cada um dá largas á imaginação sem se preocupar comos sentimentos dos outros.Há que estar bem atentos…Atentos tb ao que de bom se pode extrair…Porque também há coisas boas e bonitas.Bom resto de semana a todos.Beijo imensoAlma

  20. Tytta diz:

    Olá a todos!Já tive a oportunidade, via space, de me tornar amiga do Erg Chebbi e de facto as suas palavras e fotos são unicas. Lindas!!!Esta distinção foi merecida!Votos sinceros, a este amigo, de muitas mais fotos e palavras que nos toquem os sentidos!Quanto ao tema:Por vezes, os "amigos" mais proximos estão mais distantes do que os virtuais. Existe sempre uma polémica em torno do assunto "amigos virtuais". Sim, é verdade que as mentiras tomam conta desde mundo (in)real, mas isso meus amigos, há por todo o lado. Já fiz maus conhecimentos, mas também tive o prazer de fazer boas amizades, via net, que não troco por nada. Jinhos, Tytta

  21. Simplesmente diz:

    Felicito ao José Manuel por estar como o "Poeta da Semana", e pelo belíssimo poema…Também eu, sou daquele tempo, tentando porém, assimilar os novos tempos"Onde estiver o ser humano, ali estará também seus defeitos e qualidades. Do mesmo modo que na mundo real, no mundo virtual também viceja a mentira e a enganação, sendo que na internet a invisibilidade concorre com os olhos nos olhos da realidade….Mas, vejo na internet , um recurso a mais pras pessoas se conhecerem..Muitos encontros reais acontecem depois do virtual….e desencontros também!!!Bom final de semana pra todos!Beijinhos da Lú…

  22. Erg Chebbi diz:

    Quero agradecer a todos os intervenientes deste Espaço, em particular a todos aqueles que quiseram e tiveram a amabilidade de comentar e expressar as suas opiniões, em relação ao Poeta da Semana, ao seu têxto e ao tema por ele proposto.Sinto muito apoio, imenso carinho e isso dá-me uma força adicional para continuar neste trilho que escolhi.Obrigado – mais uma vez – a Rascunhos & Sentimentos por esta deliciosa oportunidade!Bem haja! e continuem com toda a energia neste caminho que desenharam para o vosso Espaço.Até sempre…!

  23. Fernando diz:

    Parabéns José manuel,pelo belo poema .O tempo, marca passo com a vida,mas há sempre algo de belo para recordar.

Deixe uma Resposta

