Poeta da Semana – 26.Janeiro a 1. Fevereiro

Posted: 24/01/2009 in Sem categoria

 

DÁDIVA!

Ofereci-te o meu ouro…
Mas preferiste o bronze.

Iluminei-te com a minha luz…
Mas preferistes outro sol.

Abri-te o meu regaço…
Mas preferiste outro abraço.

Partilhei-te o meu alimento…
Mas preferiste outro fermento.

Sublimei-te o meu perfume…
Mas preferiste outro lume.

Indiquei-te o meu caminhar…
Mas preferiste outro almejar.

Descerrei-te o meu destino…
Mas preferis-te outro desatino.

Mostrei-te a minha mão…
Mas preferis-te outra emoção.

Apontei-te o meu horizonte…
Mas preferis-te outra fonte.

Convidei-te á minha dança…
Mas preferis-te outra temperança.

Conduzi-te aos meus passos…
Mas preferis-te outros enlaços.

Algemei-te à minha prisão…
Mas preferis-te outra solidão.

"Maria Emília"

http://safiragata.spaces.live.com/

Foto: Inês – Olhares.com

 

O tema de debate esta semana é:

Solidão

Comentários
  1. Marta Judite diz:

    SEMPRE A SOLIDÃO. ESTAMOS EM BUSCA CONSTANTE DE INTERAÇÃO ENTRETANTO, FALA-SE SEMPRE EM SOLIDÃO. AFINAL, O QUE QUEREMOS: ESTAR SÓS EM PÚBLICO OU ESTAR EM PÚBLICO E PERMANECER SÓS. QUANDO FICARMOS SÓS, APROVEITAR PARA NOS CONHECERMOS E QUANDO EM PÚBLICO APROVEITAR PARA COMPARTILHAR AQUILO QUE DESCOBRIMOS SOBRE NÓS E SOBRE A VIDA EM GERAL. ACHO QUE ASSIM SE FAZ PROVEITOSO PARA TODOS. MAS, AINDA HÁ QUEM ESTEJA EM PÚBLICO E SINTA-SE SÓ. SINAL DE QUE NECESSITA DESCOBRIR-SE, SABER SOBRE SI TUDO. ACHO QUE A SOLIDÃO NÃO SE FAZ RUÍM, PELO CONTRÁRIO ELA TE FORTALECE. DEVE-SE GOSTAR DE FICAR A SÓS CONOSCO. ASSIM, TALVEZ QUANDO EM PÚBLICO PASSEMOS A VALORIZAR QUEM E AQUILO QUE TEMOS. GRANDE ABRAÇO. MARTA.

  2. Céu diz:

    Ola Maria EmiliaMuito boa noiteAdorei teu poema!Tanto sentimento, tanta mágoa, tanta dor…Estremeci ao lê lo!Mexeu demais comigo!Uma dádiva de amor, uma identificação de uma mal amada!!!Em relação ao tema, acho que este poema de Fátima Irene Pinto, diz tudo:Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo… Isto é carência! Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar… Isto é saudade! Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos… Isto é equilíbrio! Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente… Isto é um princípio da natureza! Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado… Isto é circunstância! Solidão é muito mais do que isto…Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma!Uma boa semana, o meu carinhopara ti e todos os amigos deRascunhos e SentimentosAbraçoCéu

  3. Closed diz:

    Olá Maria!Adorei seu poema!DádivaPartilhou tudo,Não querendo a mim.Tem uma elonquência teu poema.Sentimento de uma dádiva perdida,mas não esquecida pelo amor,que causou uma grande dor.Solidão é uma tema que diz respeitoao mundo contemporâneo no qualvivemos.Solidão nada mais é a solidão da própria alma.Pode-se estar rodeados de amigos e família, a solidão vai estar presente.E quando a alma sente solidão, precisa-sebuscar algo, senão a nós mesmos.Procurar saber pq existe este sentimentode solidão.Talvez o recurso seria conhecer-sedentro de si mesmo, buscando novas alternativas.Eu acho que a Solidão faz parte de um sentimentode qualquer ser humano nos dias atuais.Ficar sozinho não quer dizer necessariamente,que está sentido solidão.Todo ser humano temque ter seus momentos sozinhos p/ refletir sobre si mesmo.E aí talvez seja um caminho para acabar com a solidão.Parabéns Maria Emilia.Deixo aqui o meu carinho,e tb aos amigos rascunhos e sentimentosum ótimo domingo com muita luz divina.Bjs Nati

  4. cor de rosa diz:

    DADIVA MATERNALNo começo disso tudo…Eu nadava sem parar…Mal sabia que só queria…Um cantinho pra ficar!!!Já sozinho eu ouvi…Uma voz angelical…Fiquem quietos que eu senti…A dádiva maternal!!!Aquela voz maviosa…Eu ouvi por muito tempo…Com carinho ela falava…Esta aqui o meu rebento!!!Ao nascer olhei pra ela…Era tudo que eu queria…Minha mãe era uma estrela…E eu a sua cria!!!Por Edson Milton Ribeiro Paes******************************************Parabens pelo texto,muito emotivo;Bom doming a todos!*****************************************bjos carinhosos smpre

  5. Maria diz:

    Pois bem eu que conheço a Maria Emilia sei que este poema é de facto "a cara" delasincero, dorido, sentido, honestomuito bonito e triste como tanta poesia de poetas famosossão as dores da alma e as partidas de quem amamos que nos fzaem escrever as palavras mais sentidase que em muitas alturas da nossa vida tanto sentido fazemparabéns minha querida amigamuito bonitomuito teuquanto à solidãopenso que existem pessoas que a confundem com estar sóestar só é uma algo diferente, que muitas vezes nos faz bem e que por vezes até procuramosmas SOLIDÃO é uma palavra que em português (tal como saudade) significa algo muito mais profundo que estar sóSolidão é um estado de alma que infelizmente cada vez mais pessoas sentem neste País e até no MundoSolidão depois de uma vida inteira de luta e de trabalho, e quando estamos na altura de descansar, olhamos à nossa volta e não está lá ninguém que fez parte da nossa vida.Não se trata de estarmos bem connosco. Trata-se de não ter companhia. A solidão na "velhice" é dos piores males do nosso século e ninguém parece lembrar-se que um dia estará no papel dos que são agora abandonados nos lares, esquecidos.Solidão para mim é o esquecimento a que um dia somos expostos.Mais uma vez parabéns minha querida amiga que eu adoroe parabéns aos Rascunhos simplesmente por existirembeijocas docesbom domingo

  6. Marta Judite diz:

    VOLTEI PARA TRAZER MAIS UM COMENTÁRIO, TALVEZ UMA PERGUNTA: AFINAL, TRATA-SE A SOLIDÃO DE UMA CARACTERÍSTICA NATURAL DO SER HUMANO OU SERIA UMA CRIAÇÃO DO MUNDO MODERNO OU PÓS-MODERNO NO QUAL VIVEMOS. GRANDE ABRAÇO A TODOS. BOA SEMANA.

  7. Simplesmente diz:

    Parabéns Maria Emilia por essa semana como Poeta da Semana!! Muito bom mesmo!!O seu poema é próprio das almas feridas que sentiram no coração o punhal da rejeição, da partida do ser amado…Sei bem o que é isso…por isso o poema me tocou tanto…snif..snif..snif..Solitária sim, solidão ? Jamais!!Há mil coisas úteis e dignificantes que todos podem se ocupar…É o antidoto pra esse mal que mais e mais ameaçam as pessoas, sozinhas ou em grupos…até mesmo na família, esse mal ataca…solidão em família! Sozinha sim….Solidão…JAMAIS!!Feliz semana a todos!Beijinhos….

  8. Vitório diz:

    Venho com muita alegria, dar os parabéns á minha amiga, pelo poema mas também pela pessoa, pelo que transmite mas também por aquilo que não diz, porque as palavras desnudam a ponta do iceberg, e nunca sua base, tenho com ela falado sobre muita coisa sei que é uma lutadora sabe escrever lindamente; agora descobri que a poesia alimenta também com palavras sentidas o seu pensamento os meus parabéns amiga força! um beijo vitoriogil

  9. Maria Célia diz:

    Maria Emília, como não a conhecia fui ao teu blog antes de comentaraqui sobre esta poesia apenas. Fui buscar mais sobre você.Gostei da maneira direta que expõe teus sentimentos numdesabafo que nos envolve na medida que lemos teus versosde amor e dor…Quanto ao tema sugerido, a Céu, a Nathy, a Maria João e a Lu já disseram tudo…Assim como a FELICIDADE, a SOLIDÂO é um estado de espírito e depende muitode nós nos deixarmos contagiar por um ou por outro… Eu prefiro ser feliz e os ingredientes para isso estão dentro de mim mesma.Carinho, MarcelleAos amigos deste blog meus votos sinceros de uma semana de paz.

  10. ॐ♥ Liz diz:

    Um poema que transmite emoção, sensibilidade e algum sofrimento e nostalgia.Ingredientes que compõem muitos dos grandes textos poéticos.Solidão … penso que a solidão está em nós, há quem esteja extremamente só no meio da multidão.Parabéns à Maria Emilia por este belo poema Uma boasemana para todos Liz

  11. Quatro Estações diz:

    Parabéns à Maria Emilia pelo poema dorido gostei muitoquanto à solidãosão tantas as suas formas e devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para nunca a sentirmosabraços e afagosobrigada aos Rascunhos pelas iniciativas

  12. ♣ Ąηηα diz:

    Bom dia a todos!Bom dia minha querida Maria Emilia, este teu poema éo retrato dos desencontros com que a vida nos presenteia…Um dos motivos para a dita SOLIDAO!Tantas vezes nos sentimos sós no meio da multidão…Concordo com a Liz… a Solidão está em nós….Beijinhos**Anna**

  13. Violeta diz:

    Maria Emílía achei na minha humilde opinião que este poema é lindíssimo e muito sentido na pele…só quem já passou por determinadas situações consegue descrevê-las tão bemEm relação ao tema proposto esta semanapois depende…Por vezes estamos com muita gente e na maior das solidõese quando estamos bem com nós própriosnão nos sentimos sós, pelo contrário usufruímos dessa solidão desejada Mas afinal ,até bastante cómodos e confortáveis .Por isso depende muito do estado de espírito , se nós sentimos essa solidão ou não!Penso que esse sentimento está ou não dentro de nós.Com muito carinho Violeta

  14. Alexandra diz:

    Parabens pelo poema é muito lindo e sentido. adorei."A solidão é uma arma que mata mesmo não tendo ninguém para dispará-la. "Bjs

  15. Angelina diz:

    Parabens Maria EmiliaSeu Poema è muito lindo.Somos tanta dádiva, para quem recebe a correr

  16. Claudia Maria diz:

    Vim deixa um super-mega abraço juntamente com o desejoque você tenha uma noite tranquilae um montão de sonhos lindos.Beijinhos repletos de carinho!Boa Noite!Também aproveito para parabenizar a Maria Emíliapor tão lindo poema.E sobre a solidão …falar o quê…a pior solidãoé aquela que se instala num coração mesmo que rodeado por pessoas.

  17. Dina diz:

    Parabéns Maria Emília pelo poema, é muito bonito!Quanto ao tema: A solidão está em nós, no nosso estado de espírito. Muitas vezes sentimo-nos tão pequeninos e tão insignificantes quando estamos acompanhados, parece que ninguém nos vê, nem ninguém dá por nós… é a solidão mais terrível! Quando estamos sós, podemos não sentir solidão visto que só contamos connosco e arranjamos certas defesas para nos sentirmos bem.Boa semana!Dina

Deixe uma Resposta

